Sua Santidade Karmapa kslmstupa.jpg  
Sua Santidade Karmapa kslmtibetano.jpg  
Sociedade Budista Karma Shisil Ling Monastério


A KARMA SHISIL LING

J. C. Gabriel

A inspiração para a construção da stupa surgiu, quando tomei conhecimento da importância e dos benefícios que ela traz para todos seres, do Município, Estado, País e do Universo.

Em Dezembro de 1988, quando entrei em contato com o Budismo Tibetano, tomei refugio e recebi as primeiras iniciações do meu mestre Jangon Kontrul Rinpoche, e a idéia foi amadurecendo ao longo dos anos em que fui responsável pela pratica e depois presidente da (KTC) Karma Teksun Chokorling, em Vargen Grande até o ano de 2000.

Em 2002 apareceu a oportunidade de comprar um terreno na Ilha de Guaratiba, vislumbrei a possibilidade de realizar este grande sonho.

A idéia no início era construir uma stupa pequena, de mais ou menos 3 a 4 metros, comentei o projeto com meus alunos e amigos, quando surgiu à idéia de construir a stupa templo que não só serviria para fazer circumbulações (práticas ao redor da stupa) como também meditar e praticar dentro dela.

Em outubro de 2003 devido a alguns acontecimentos administrativos na KTC, o Lama Norden que era um dos lamas residente, estava voltando para Runtek no Sikkin, quando tomei conhecimento do fato, Falei com ele do terreno e projeto da stupa, e em 29 de outubro de 2003 fomos conhecer o local.

Ele ficou muito feliz e motivado com a oportunidade de construir a stupa, e logo entrou em contato com o secretario de Sua Santidade Karmapa comunicando-o que no Rio de Janeiro - Brasil havia um discípulo de Sua Eminência Jangon Kontrul Rinpoche, que estava doando um terreno para a construção de uma grande stupa

O secretario levou ao conhecimento de Sua Santidade Karmapa, que meditou a respeito e analisou o nosso karma, e em 19 de Dezembro de 2003, deu suas bençãos e um nome ao projeto dizendo que o local se chamaria Karma Shisil Ling (a atividade da mente iluminada do Buddha na terra pura que beneficia todos os seres.

Em 2004 Lama Norden voltou para Índia e Sikkin, e foi pessoalmente falar com Sua Santidade do projeto da stupa, quando Sua Santidade o encarregou de comandar e dirigir o projeto. Orientou-o a procurar no Nepal Sua Eminência Tenga Rinpoche que é o guardião e preparador das relíquias dos Buddhas e Bodhisattvas, e também Nempa Rinpoche que é quem cuida e orienta os projetos da linhagem Karma kagyu.

Em Novembro de 2004 quando fui a Índia, encontrei junto com o Lama, Sua Eminência Tai Situ Rinpoche em Dheli e falamos do projeto da stupa, o qual ficou muito feliz e deu suas bençãos, e nos convidou a visitar e hospedar em seu mosteiro, quando manifestou a vontade de vir ao Brasil, no futuro.

Depois fomos a Katmandu no Nepal, estivemos com Tenga Rinpoche e Nempa Rinpoche. Conversamos com Tenga que manifestou a vontade de nos ajudar, e preparar as relíquias da fundação, as quais já recebi.

Nempa Rinpoche manifestou a vontade de vir ao Brasil, para demarcar o local exato da construção e fazer os assentamentos básicos. Eles nos recomendou da necessidade da documentação estar em dia quando do início da construção. Estamos providenciando a legalização do terreno e aprovação do projeto.


Sociedade Budista Karma Shisil Ling Monastério
Avenida das Américas, 7707 - Bloco 1 - Sala 213 - Barra da Tijuca
Shopping Millennium - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 22.793-081
Telefones: 3325-9751 - 9784-5556
office@kslm.org.br
Melhor visto através do Internet Explorer versão 6.0 ou superior